quarta-feira, 4 de maio de 2016

O primeiro exercício.

Quem ainda quer ser rico, talvez simplesmente não saiba por onde começar.
Quem ainda não tem com o que começar, talvez simplesmente não saiba como economizar.
Quem ainda não tem o que economizar, talvez simplesmente não saiba o que está fazendo de errado.

Princípio básico de economia, o aumento do seu lucro só é possível se você aumentar sua renda ou diminuir suas despesas. Fazer os dois ao mesmo tempo seria sensacional, mas, prá isso, você tem que passar de fase.
Perder peso, melhorar o físico e qualquer outro tipo de mudança a qual você se disponha, precisa, primeiro, de determinação. Você vai ter que querer e seguir à risca uma dieta financeira sem anabolizantes nem termogênicos.
O primeiro exercício que você terá de desenvolver por um bom tempo é o que eu chamo de "livro preto" ou, como bom programador que adora termos em inglês, o "black book".
Nessa técnica, você pega um caderno velho, junta uma caneta e fica carregando os dois prá todo lado que for. Qualquer centavo gasto deve ser imediatamente anotado! Mas note um detalhe importante: Qualquer centavo gasto deve ser imediatamente anotado.
Almoçou, anota. Abasteceu o carro, anota. Comprou bala, anota. Qualquer centavo gasto deve ser imediatamente anotado.
Depois que qualquer centavo gasto foi imediatamente anotado, entra uma fase meio chata. Você vai pegar 3 canetas marca-texto e grifar cada um dos valores imediatamente anotados:  uma verde vai marcar os gastos imprescindíveis, uma amarela marca os gastos duvidosos e uma vermelha anota os gastos desnecessários. Simples assim!
O último estágio desse exercício é totalizar as cores, mas é melhor você tomar um banho, colocar uma roupa confortável e comer algo leve, antes. Você vai entrar em choque com o resultado.
Eu sugiro que você pratique o black book diariamente. Se você deixar pro fim de semana, não vai fazer. Vai por mim: se você é programador, eu sei que vai deixar pro final do prazo.
Quando conheci essa técnica, nem smartphone existia, ainda. Então, tive que arranjar um caderno, mesmo. Hoje, com smartphones mais poderosos que muitos servidores por aí, eu uso um aplicativo bem completo chamado "Canarinho". Nesse versátil aplicativo, você separa o dinheiro em categorias como carteira, conta corrente e poupança, além de poder criar suas próprias categorias. Nele, qualquer centavo gasto deve ser imediatamente anotado.
Claro que existem diversos outros aplicativos que vão combinar melhor com o seu estilo e te apoiar na redução das suas despesas. Eu gosto do Canarinho.
MAAASSSSS... se você acha que não vai ter tempo prá isso, é porque ainda não tomou a decisão de ficar rico. Na sequência, vou contar uma lenda.

Um comentário:

  1. Sydney, gostei muito do conteúdo, eu já comecei varias vezes a tentar contabilizar os gastos com caderninhos e planilhas, mas sempre acabo esquecendo de alguma coisa e depois vou desanimando e não faço mais, meu esposo todos os dias pontualmente registra os suas despesas e receitas em caderno tipo caixa, mas ele não faz um balanço para saber onde pode melhorar, então acho que ele anota mais por anotar, uma vez li um livro que me deixou muito empolgada em querer recomeçar a me disciplinar, é livro de finanças chama-se "Casais inteligentes enriquece juntos" autor: Gustavo Cerbasi, aborda o assunto de uma forma simples e fácil de entender.

    ResponderExcluir