segunda-feira, 15 de abril de 2013

O que significa ser "rico"?

Sempre que apresento um termo novo ou confuso, começo pela definição do dicionário. Parto do princípio que se você não sabe o que significa, não sabe para que serve ou que benefícios isso pode trazer.
Partindo do princípio que você sabe o significado de algo que lhe interesse, possa decidir se aquilo vai continuar interessando e quais caminhos tomar para consegui-lo.
Na língua portuguesa, diversos termos são utilizados para definir diversas coisas. Processador é um bom exemplo. Qual é a relação que existe entre o processador fabricado pela Walita e pela Intel? Dê uma olhada no dicionário.
Segundo o mesmo dicionário, rico é quem tem riquezas, produtivo, brilhante ou muito querido. Acredito que possa qualificar a um ganhador da loteria como quem tem riqueza (no sentido de ter bens valiosos), brilhante (no sentido de chamar a atenção) e muito querido (no sentido da quantidade de amigos que vão surgir de uma hora para outra). Entretanto, existem inúmeras histórias de gente que poucos meses depois não tinha mais nada.
Então vou dar preferência por "produtivo", no sentido de um solo em que tudo brota facilmente. Vendo por esse ângulo, rico seria o indivíduo que paga todas as contas do mês com o salário e ainda consegue poupar. Por menor que seja o valor poupado ele consegue ser mais "rico" que alguém que só consegue pagar o cartão de crédito para poder usar novamente até o próximo pagamento. Conheço gente que compra seus mimos com moedas. À vista! Sem juros! Por falar nisso, você sabe o que significa "juro"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário